Início Comunicação Social Projeto AMA: novos poços são perfurados em aldeias da etnia Bororo

Projeto AMA: novos poços são perfurados em aldeias da etnia Bororo

92
0

No dia 4 de abril, o grupo de trabalho do projeto Assistência Missionária Ambulante (AMA) – formado pelos Irmãos Alois Würstle e Mario Bordignon e pelo técnico Osmar Paulino Bezerra Guarienti – perfurou um poço de 30 metros e realizou as instalações hidráulicas e elétricas na aldeira Bororo Jarudori, localizada em Poxoréu (MT).

Uma semana depois, o grupo chegou na aldeia Bororo Arareiáo, em Santo Antônio do Leverger (MT). A aldeia fica perto da margem do rio Arareiáo, afluente à esquerda do rio São Lourenço. Devido às especificidades do solo da região foi necessário contratar uma empresa para perfurá-lo.

Por meio do projeto AMA foram instalados tanque de água, painéis solares, bomba e uma fonte com um chuveiro.  “Desta maneira, os moradores poderão beber água não poluída do rio que recebe agrotóxicos das grandes plantações de soja, algodão e milho”, destacou o Ir. Alois Würstle – coordenador do projeto.

Sobre o projeto AMA

É um departamento da Missão Salesiana de Mato Grosso que visa dar suporte técnico ao trabalho dos salesianos que atuam nas  missões com os povos indígenas, de modo especial com as etnias Xavante e Bororo. O projeto teve início na década de 70 , inicialmente com o nome de Ajuda Motorizada da Amazônia legal. Nesta época veículos militares doados pela Suiça foram utilizados principalmente na construção de estradas e pontes nas estradas das três missões atendidas pelos salesianos: Meruri, São Marcos e Sangradouro.

Após 10 anos, com término do convênio com a Suiça, a MSMT optou por dar continuidade ao projeto com recursos próprios e ajuda  de benfeitores da Alemanha, Itália, Estados Unidos, Espanha e Suiça. Embora tenha continuado com a mesma sigla, o significado de AMA passou a ser Assistência Missionária Ambulante.

O projeto AMA continua oferecendo apoio ao missionários, na manutenção de máquinas, construção e manutenção de usinas hidroelétricas e mais recentemente está mais empenhado na construção de poços para levar água potável às diversas aldeias da região  que sofrem com a falta de água ou que consomem águas contaminadas.

Nos últimos anos já foram construídos mas de 250 poços tubulares no qual foram instalados inicialmente equipamentos manuais tipo gangorras, balanços, alavancas e manivelas, e atualmente tem sido instaladas bombas movidas a energia solar.

Além de poços, o Projeto AMA realiza diversos trabalhos no Colégio Salesiano Santo Antônio com serviços de serralheria na fabricação de carteiras escolares, manutenção de máquinas e veículos, instalações elétricas, entre outros, atendendo também as obras sociais e a Pastoral da Criança.