Início Comunicação Social Dom Aquino é homenageado em recital comemorativo

Dom Aquino é homenageado em recital comemorativo

53
0

“Escolher o poeta Dom Francisco de Aquino Corrêa como homenageado especial é resgatar a sua importância para o estado de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso”.

Professora Elizabeth Fonseca, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Em memória aos 130 anos do bispo salesiano e poeta Dom Francisco de Aquino Corrêa, o curso “Arte de Dizer Castro Alves” – coordenado pela professora Elizabeth Fonseca, ocupante da 25ª cadeira da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) – promoveu o 13º Recital de Poesias do Curso Arte de Dizer Castro Alves. A noite literária foi realizada nesta quarta-feira, 21 de outubro, no teatro Aracy Balabanian de Campo Grande (MS). Entre o público que aprecia a poesia, a música e a literatura, estavam o presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) – Pe. Gildásio Mendes, o presidente da ASL – Reginaldo Alves de Araújo, e convidados.

O 13º recital realizado pelo curso foi aberto com a declamação da poesia “Dom Aquino” por Walesca Cassundé e apresentação das canções “Dom Aquino” e “Cuiabá”, pelos seus próprios compositores: Rubenio Marcelo e Galvão. Houve declamações infantis e de poetas da academia, além de um bloco inteiro dedicado a declamação de poesias escritas pelo poeta homenageado.

“Ao declamar seus poemas na voz de crianças, jovens e adultos, nós fazemos viva a sua verve, o seu canto sempre novo, trazemos para o sopro do agora a eternidade dos seus poemas. Ao musicalizar seus poemas, nesta noite, cantamos a glória do poeta cuiabano. Ousamos dizer que quando a arte e a memória se encontram a beleza e o amor se abraçam para sempre”. Com essas palavras, Pe. Gildásio Mendes agradeceu à homenagem dedicada em um momento expressivo para instituição: a celebração dos 200 anos do nascimento de Dom Bosco e dos 121 anos da criação da MSMT.

Dom Aquino Correa

Francisco de Aquino Corrêa nasceu em Cuiabá em 2 de abril de 1885. Em 1902 iniciou o noviciado salesiano em Coxipó da Ponte (MT). Em 1903 recebeu a batina e em 1904, já em Roma, fez sua profissão trienal. Na cidade eterna laureia-se em filosofia e teologia. Em 17 de janeiro de 1909 é ordenado sacerdote em Roma. No dia 1º de janeiro de 1915 em Cuiabá é ordenado bispo auxiliar de Dom Carlos D´Amour.

Em 1917 é eleito Governador do Estado de Mato Grosso. Durante seu governo conseguiu a pacificação dos partidos em luta política. Em 1921 com Dom Aquino é nomeado Arcebispo Metropolitano de Cuiabá. Com dedicação e zelo pastoral governou a Igreja cuiabana até sua morte no dia 22 de março de 1956.

Escritor primoroso, orador muito apreciado, Dom Aquino foi membro da Academia Brasileira de Letras, Academia Mato-Grossense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Deixou muitas obras em prosa e em verso destacando-se suas cartas pastorais e primorosos discursos. Como reconhecimento a um dos maiores literatos brasileiros, suas obras completas foram publicadas por ocasião do centenário do seu nascimento pelo Senado Federal.

Fotos

Elizabeth Guaicurus musical recital 2 recital 3 recital 5 recital 6 recital 7 recital capa