Início Comunicação Social Conselheiro Regional para América Cone Sul preside Missa da Gratidão na Festa...

Conselheiro Regional para América Cone Sul preside Missa da Gratidão na Festa Inspetorial da MSMT

145
0
Missa em ação de Graças pelos 130 anos. Foto: MSMT

A missa do segundo dia da Festa Inspetorial é, tradicionalmente, chamada de “Missa da Gratidão”. A celebração é uma ação de Graças pela vida e trabalho do inspetor durante o ano vivido.

Na festa inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso neste ano, a celebração teve o P. Hector Gabriel Romero presidindo. O inspetor, P. Ricardo Carlos, concelebrou ao lado de outros 30 sacerdotes salesianos e dois diocesanos convidados para a ocasião.

A Santa Missa aconteceu na matriz da Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Cuiabá, e contou também com a presença de diversos leigos atuantes na comunidade. O Pároco, P. Idenílson Lemes da Conceição, acolheu a todos no início da celebração, destacando a presença do Conselheiro Regional para a América Cone Sul e também o inspetor.

Na homilia, P. Gabriel Romero destacou a importância do trabalho do “pastor”, no contexto das leituras e, especialmente do salmo do dia, o Salmo 22 – “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará”. O celebrante apontou uma lista de verbos que caracterizam a atividade do pastor, comparando com o trabalho sacerdotal dos salesianos, conforme ensinou Dom Bosco. “Procurar, tomar conta, encontrar-se no meio, cuidar, resgatar, recolher, retirar, reconduzir, fortalecer, enfaixar, vigiar, são ações que caracterizam o trabalho do Bom Pastor”, declarou.

P. Ricardo recebeu presentes e homenagens ao final da celebração e entregou uma réplica do quadro dos 130 anos da Missão Salesiana para a Paróquia São Gonçalo. Também receberam homenagens os dois jovens missionários da Inspetoria, que completaram 10 anos de chegada ao Brasil, P. Joseph Tran Van Lich e P. Beatus Vokmar Tola.

Após a Santa Missa, a Paróquia São Gonçalo ofereceu um almoço festivo pelos 130 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso e da chegada dos primeiros salesianos a Cuiabá, mais especificamente à paróquia São Gonçalo do Porto. O inspetor, P. Ricardo Carlos, assoprou as velinhas de 130 anos no bolo de aniversário especialmente preparado para a festa.