A missa do segundo dia da Festa Inspetorial é, tradicionalmente, chamada de “Missa da Gratidão”. A celebração é uma ação de Graças pela vida e trabalho do inspetor durante o ano vivido.
Na festa inspetorial da Missão Salesiana de Mato Grosso neste ano, a celebração teve o P. Hector Gabriel Romero presidindo. O inspetor, P. Ricardo Carlos, concelebrou ao lado de outros 30 sacerdotes salesianos e dois diocesanos convidados para a ocasião.
A Santa Missa aconteceu na matriz da Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Cuiabá, e contou também com a presença de diversos leigos atuantes na comunidade. O Pároco, P. Idenílson Lemes da Conceição, acolheu a todos no início da celebração, destacando a presença do Conselheiro Regional para a América Cone Sul e também o inspetor.
Na homilia, P. Gabriel Romero destacou a importância do trabalho do “pastor”, no contexto das leituras e, especialmente do salmo do dia, o Salmo 22 – “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará”. O celebrante apontou uma lista de verbos que caracterizam a atividade do pastor, comparando com o trabalho sacerdotal dos salesianos, conforme ensinou Dom Bosco. “Procurar, tomar conta, encontrar-se no meio, cuidar, resgatar, recolher, retirar, reconduzir, fortalecer, enfaixar, vigiar, são ações que caracterizam o trabalho do Bom Pastor”, declarou.
P. Ricardo recebeu presentes e homenagens ao final da celebração e entregou uma réplica do quadro dos 130 anos da Missão Salesiana para a Paróquia São Gonçalo. Também receberam homenagens os dois jovens missionários da Inspetoria, que completaram 10 anos de chegada ao Brasil, P. Joseph Tran Van Lich e P. Beatus Vokmar Tola.
Após a Santa Missa, a Paróquia São Gonçalo ofereceu um almoço festivo pelos 130 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso e da chegada dos primeiros salesianos a Cuiabá, mais especificamente à paróquia São Gonçalo do Porto. O inspetor, P. Ricardo Carlos, assoprou as velinhas de 130 anos no bolo de aniversário especialmente preparado para a festa.