Início Comunicação Social Simpósio discute a pedagogia salesiana na era da Inteligência Artificial

Simpósio discute a pedagogia salesiana na era da Inteligência Artificial

139
0
Foto: ANS

O contexto do evento

O Instituto educativo salesiano ‘Don Bosco High School and Junior College’, de Naigaon, Maharashtra, Índia, organizou um simpósio em celebração ao seu 25º aniversário. O evento, realizado em 5 de outubro, teve como tema a pedagogia salesiana na era da Inteligência Artificial (IA), com a presença de aproximadamente 150 participantes de diversas instituições de ensino.

Temas centrais do seminário

O seminário focou o Sistema Preventivo de Dom Bosco, abordando temas como inovação no ensino, gestão do estresse, saúde mental, mudanças climáticas e IA generativa. Os organizadores buscaram refletir sobre o impacto dessas questões no ambiente educacional.

Palestra principal de Conrad Saldanha

Conrad Saldanha, Ex-Vice-Presidente de Formação e Pesquisa de Mercado do ‘Times of India’ e Ex-Consultor do Centro de Aprendizagem Salesiano de Kurla, foi o responsável pela palestra principal. Saldanha destacou o modelo educativo de Dom Bosco, ressaltando a importância de ensinar competências centradas no ser humano, como cidadania digital e inteligência emocional. Segundo ele, “a aprendizagem baseada em valores é essencial para o desenvolvimento de futuros líderes.”

Análise do P. Pedro Gonsalves

O P. Pedro Gonsalves, SDB, Professor de Educação Midiática e Comunicação para a Paz na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, abordou o Método Educativo de Dom Bosco. Ele enfatizou a necessidade de orientar os alunos para uma vida plena e feliz, afirmando que “o relacionamento, a razão e a religião são pilares fundamentais para o crescimento espiritual e educacional dos jovens.”

Requalificação na era da IA

Ritu Advani, Diretor da ‘Q. Gates Technologies’, discutiu a requalificação na era da Inteligência Artificial. Ele chamou a atenção para o descompasso entre a educação e o mercado de trabalho, destacando que “os métodos tradicionais de ensino não preparam os alunos para os desafios modernos, como lidar com o estresse ou adaptar-se às novas realidades.”

Inclusão e técnicas interativas

A Dra. Mabel Pimenta, Pesquisadora em Ciências da Educação, apresentou técnicas interativas de ensino como Think-Pair-Share e Jigsaw. Ela afirmou que “essas práticas contribuem para uma educação mais inclusiva e colaborativa.”

Saúde mental e desenvolvimento holístico

O P. Tony D’Souza SJ, Psicólogo e Diretor dos Serviços de Aconselhamento “Premanjali”, conduziu uma sessão sobre saúde mental e bem-estar. Ele destacou que “as saúdes emocional, cognitiva e social estão interligadas e são essenciais para o desenvolvimento integral da criança.”

Troca de experiências entre educadores

Supriya Rodrigues, Coordenadora do Colégio ‘Don Bosco Naigaon’, moderou uma sessão em que os educadores discutiram práticas inovadoras e compartilharam desafios, buscando estratégias para aprimorar a educação nas escolas. Os grupos trocaram experiências para fortalecer as práticas pedagógicas.

Reflexões finais

Christaline Pinto, operadora de uma ONG, apresentou as vantagens e os desafios do ensino doméstico. Já o P. Joaquim Fernandes SDB relatou a trajetória de Amin Sheikh, um ex-menino de rua que, por meio da educação informal, fundou o ‘Bombay to Barcelona Library Café’, um espaço de oportunidades para jovens imigrantes.

Com informações ANS