Início CG 29 Comissão jurídica e tradutores iniciam preparativos para o Capítulo Geral 29

Comissão jurídica e tradutores iniciam preparativos para o Capítulo Geral 29

25
0
Capítulo Geral 29. Foto: ANS

O trabalho para o Capítulo Geral 29 (CG29) já atravessou diversas etapas para garantir o bom andamento das sessões, envolvendo várias figuras-chave. Um primeiro e significativo passo foi a coordenação dos tradutores e intérpretes, essencial para garantir a participação ativa de todos os membros do Capítulo, vindos de tantas partes do mundo e falando tantos idiomas.

No dia 28 de agosto de 2024, o P. Giovanni Rolandi SDB, coordenador dos tradutores realizou uma reunião on-line, com a participação de gente importante de vários países. Durante a reunião, foram apresentadas ferramentas tecnológicas basilares para facilitar o trabalho (integração da API DeepL no site do CG29, para garantir traduções simultâneas. Este sistema possibilitará a comunicação entre os membros, potenciando tanto o trabalho dos intérpretes durante as sessões quanto o trabalho dos tradutores ao revisar os textos escritos. Em Valdocco, os intérpretes fornecerão traduções simultâneas durante as Sessões de Assembleia; já os tradutores trabalharão remotamente. O uso de tablets com os softwares pré-instalados padronizará a experiência tecnológica de todos os participantes.

Após essa coordenação linguística fundamental, outro passo importante foi a atividade da Comissão Jurídica Pré-Capitular, composta por membros selecionados por experiência e competência. A Comissão se reuniu na Sede Central Salesiana, de 1º a 9 de setembro de 2024, para examinar as propostas jurídicas provenientes de 85 Capítulos Inspetoriais, todas voltadas a uma reorganização do Governo da Congregação em vista do CG29.

O trabalho da Comissão se concentrou na análise das contribuições relativas ao III Núcleo, que diz respeito a uma “corajosa revisão e redesenho do governo da Congregação em todos os níveis”. Os membros examinaram e classificaram as propostas, separando as que exigiam mudanças nos textos constitucionais ou regulamentares das que demandavam melhorias sem necessidade de intervenções legais. No final, foram produzidas 15 fichas de resumo, com os tópicos mais debatidos, incluindo questões não abordadas no Capítulo Geral anterior (CG28).

Tais fichas foram disponibilizadas para a Comissão Pré-Capitular e representam uma ferramenta fundamental para a próxima etapa de trabalho. Elas serão integradas aos dois primeiros Núcleos de reflexão, permitindo que a Comissão elabore o ‘Instrumento de Trabalho’ que orientará os debates durante o CG29.

Por ANS