Início Instituição de Ensino Superior UCDB lança laboratório de bioeconomia com foco em biotecnologia e clima

UCDB lança laboratório de bioeconomia com foco em biotecnologia e clima

181
0
Novo laboratório da UCDB promove o uso da linguagem R, uma ferramenta de programação voltada para análise e visualização de dados, unindo biotecnologia, economia e clima. Foto: Divulgação UCDB

Início da nova era tecnológica

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), inaugurou o Laboratório de Dados de Bioeconomia (UCDB S-Inova Data Lab), o primeiro em Mato Grosso do Sul. A nova estrutura promove o uso da linguagem R, uma ferramenta de programação voltada para análise e visualização de dados, unindo biotecnologia, economia e clima.

Expansão para a graduação

O projeto inicialmente beneficia os programas de mestrado e doutorado nas áreas de Desenvolvimento Local, Biotecnologia e Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. A UCDB pretende expandir o uso dessa tecnologia para os cursos de graduação a partir de 2025, aplicando inteligência artificial no desenvolvimento de produtos e na automatização climática no Pantanal.

Transformação digital e ensino interativo

O professor Michel Constantino, coordenador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Local, destacou a relevância do laboratório no contexto de transformação digital. “Após a pandemia tivemos a maior transformação digital da sociedade, seja na educação, no mercado de trabalho e nas relações pessoais. As pessoas mudaram os hábitos de uso das coisas, do consumo e o aprendizado ficou mais interativo. Sabendo disso, a UCDB vem investindo em aulas com maior interação entre conteúdo, alunos e a realidade do dia a dia. Para isso, é necessário apresentar dados e resultados em tempo real, essa é a proposta deste tipo de laboratório vivo, que inova, atende novas demandas e é pioneiro em Mato Grosso do Sul”, afirmou Constantino.

Aplicação prática no ensino

O laboratório possibilita aos alunos o acesso a softwares de análise de dados, permitindo a coleta de informações quantitativas em tempo real. Constantino exemplificou o uso da tecnologia em sala de aula: “Na aula de economia o aluno quer saber como estão os preços dos alimentos, como o arroz, antes e depois da tragédia no Rio Grande do Sul. No laboratório ele busca os dados, aprende a apresentar esse dado em gráficos interativos e conhece na prática se os preços aumentaram ou diminuíram por evento climático”.

Primeira aula no novo espaço

Na segunda-feira, 6 de setembro, os alunos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda participaram da primeira aula no laboratório. O espaço, localizado no Pátio UCDB, conta com um painel interativo composto por nove telas de televisão de 75 polegadas.

Futuras aquisições

O laboratório ainda receberá novos equipamentos, financiados pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e pela Finep. Entre os itens estão duas televisões com tela touch screen, cinco notebooks da Apple e mobiliário para o ambiente.

Com informações: Assessoria UCDB