Início Instituição de Ensino Superior Estudo da UCDB Sobre deextinção de moléculas é publicado na revista Cell...

Estudo da UCDB Sobre deextinção de moléculas é publicado na revista Cell Reports Physical Science

4
0
Foto: Reprodução

Imagine trazer de volta à vida animais — ou até mesmo partes deles — que desapareceram há anos. Essa é a ambição dos pesquisadores da área de Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que alcançaram a deextinção de moléculas de três espécies: a ararinha azul do Pantanal, uma ave neozelandesa e o rinoceronte negro africano. Os resultados dessa pesquisa inovadora foram publicados na mais recente edição da Cell Reports Physical Science, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo.

A pesquisa foi conduzida pelo doutorando em Biotecnologia da UCDB, Adryan Franklin Luiz Ferreira, sob a orientação do professor Dr. Octávio Luiz Franco. Também são coautores da publicação Karen Osiro, Kamila de Oliveira, Marlon Henrique Cardoso, Lucas R. de Lima, Harry M. Duque, Maria L. R. Macedo, e Celine Landon, da UCDB, além de Cesar de la Fuente Nunez, da Universidade da Pensilvânia (EUA).

“Buscamos informações em bancos de dados genéticos de todo o mundo. É como decifrar um hieróglifo. Criamos algoritmos para interpretar esse DNA e entender os sistemas de defesa dos animais. Com a extinção desses animais, também perdemos o conhecimento sobre suas respostas imunes. As proteínas que encontramos são promissoras, pois podem revelar novas oportunidades para o desenvolvimento de fármacos”, explicou Octávio.

Os pesquisadores selecionaram três espécies para estudo: o moa, uma ave da Nova Zelândia; a ararinha azul do Pantanal; e o rinoceronte negro. Enquanto as duas primeiras são consideradas extintas, o rinoceronte negro ainda possui alguns pequenos grupos na África.

Adryan destaca o valor desse trabalho: “Quero enfatizar o avanço da biotecnologia no Brasil. Conseguimos trazer de volta moléculas que não existem mais na natureza. Esses estudos são fascinantes porque podem revelar recursos antigos perdidos e gerar novos conhecimentos para a humanidade. Podemos entender como esses animais reagiam aos patógenos de sua época e observar a evolução dos sistemas de defesa”.

A Cell Reports Physical Science é uma das revistas científicas mais renomadas, e ter um artigo aceito nela é motivo de grande celebração. “É uma publicação extremamente importante, e quero agradecer aos meus orientadores e a toda a equipe da UCDB, de Brasília, da França e dos Estados Unidos. Este trabalho é fruto do esforço coletivo de muitos cientistas. Trabalhar na UCDB é fantástico e demonstra que produzimos ciência de alta qualidade, uma das melhores do Brasil. Tenho aprendido muito”, disse o doutorando, que também foi aluno do Mestrado em Biotecnologia da UCDB e é formado em Ciências Biológicas.