O reitor da Universidade Católica Dom Bosco, P. José Marinoni, acompanhado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, Michel Constantino, e a professora Cleonice Alexandre Le Bourlegat, além da subsecretária de Gestão de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabadin, e o especialista Diego Andes participaram nesta quarta-feira (26/06), no auditório do bloco M da Católica, do workshop de avaliação do Programa Reviva Campo Grande.
Durante a abertura, P. José Marinoni enfatizou a importância de ouvir as demandas populares: “Duas coisas que eu gostaria de dizer. Vou lembrar o nome de dois papas, João Paulo II, que falava de ecologia humana, e o papa Francisco, que diz que a igreja precisa ouvir. Esse ano ele declarou o ano da sinodalidade, que é o ano da escuta. Então eu comentava que a gente precisa ouvir o povo. Nós gestores muitas vezes temos ideias magníficas, mas não é aquilo que o povo precisa e que gostaria de ter. Então é fundamental esse papel de escutar os anseios, os desafios, as preocupações de quem mora no lugar. A população também terá que entender que as autoridades, a academia e tudo mais podem melhorar, qualificar mais os desejos e os anseios. Parabéns pelo trabalho e daqui para frente só desejo sucesso”.
O Programa Reviva Campo Grande, que revitalizou a região central da cidade, foi destacado como um marco para o desenvolvimento urbano da Capital de Mato Grosso do Sul. A subsecretária Catiana Sabadin, representando a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, agradeceu as parcerias, incluindo a colaboração da UCDB: “Hoje é um dia muito produtivo para o planejamento urbano de Campo Grande, para a academia, para todos os envolvidos na execução de um programa que foi tão importante, que é a revitalização do Centro de Campo Grande”.
O pró-reitor Cristiano Marcelo Espínola Carvalho expressou seu orgulho pela participação da UCDB no projeto: “Fico muito contente da Universidade Católica Dom Bosco poder participar desse processo ativamente, pois nossa função é a formação de recursos humanos. E saber que o Programa de Desenvolvimento Local participou ativamente desse processo todo com vocês, nos enche de orgulho”.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, Michel Constantino, também destacou a relevância do projeto: “Gostaria de agradecer a Catiana pela coragem desse projeto em nossa cidade, trazer o BID e também a universidade juntos”.
A palestra “Por uma cidade mais vibrante e inclusiva”, iniciada pela professora Cleonice, discutiu as projeções de crescimento urbano: “De acordo com estudos da ONU, até 2050, 70% da população mundial vai estar nas cidades”. O evento, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em colaboração com a Prefeitura de Campo Grande através da Subsecretaria de Gestão de Projetos Estratégicos (Sugepe), teve início às 7h30 no auditório do Bloco M da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Com informações: Assessoria UCDB