Dom Hilário Moser, SDB, bispo emérito de Tubarão (SC), presidiu a celebração na Paróquia São João Bosco, no Alto da Lapa (SP) neste domingo (26/11). O salesiano Moacyr Gomes de Arruda Júnior, da Missão Salesiana de Mato Grosso é um dos quatro novos diáconos que receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem na celebração. Os outros são Bruno Richard Inácio (BSP), Leandro Francisco da Silva (BRE) e Leandro Procópio Donizete (BSP).
Autoridades presentes
A missa foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeir e por representantes das inspetorias de cada um dos formandos ordenados. A Missão Salesiana de Mato Grosso foi representada pelo inspetor, P. Ricardo Carlos. Também esteve presente o P. Rafael Gustavo Lopes, pároco da Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá, que recebeu a honra de colocar a estola diaconal em Moacyr; P. Elias Roberto, formador no curatorium da teologia e P. Idenilson Lemes da Conceição, pároco da paróquia universitária São João Bosco, em Campo Grande.
História
O salesiano Moacyr Gomes de Arruda Júnior vai completar 29 anos no mês de dezembro e fez os primeiros votos na Congregação Salesiana em 31 de janeiro de 2016. De 2016 a 2018 cursou filosofia na Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, residindo no Instituto salesiano São Vivente, Lagoa da Cruz. Ele ainda realizou nos anos de 2019 e 2020 sua experiência pastoral do tirocínio, no pré-noviciado e na Missão Indígena de São José de Sangradouro. Atualmente reside em São Paulo na Comunidade do Instituto Teológico Santo Tomás de Aquino onde está concluindo o terceiro ano de Teologia.
O lema escolhido para o diaconato foi “Servos por Amor” (Gl 5,13), ilustrado no convite por um ícone que representa o momento em que Jesus Cristo lava os pés de São Pedro, antes da última ceia. “Na figura, o papel de Pedro é assumido por um jovem, destinatário da missão salesiana, e que tem os pés lavados. Os jovens precisam ver esse testemunho do Mestre nos nossos dias”, relata a explicação da arte.
Moacyr é filho de Marluce da Silva Arruda e de Moacyr Gomes de Arruda. É o primeiro de dois filhos do casal. Desde criança, Moacyr aprendeu de seus pais o amor à Igreja participando da vida em comunidade e se dedicando ao serviço das funções litúrgicas no altar. Assim viveu sua infância e juventude, sempre presente em sua paróquia de origem e, aos poucos, foi descobrindo seu chamado vocacional. Entrou para o voluntariado salesiano no Colégio Salesiano Santo Antônio em 2012. No ano de 2013 realizou seu primeiro ano de pré-noviciado em Araçatuba – São Paulo e em 2014 seu segundo ano de pré-noviciado em Indápolis/Dourados – Mato Grosso do Sul. No ano de 2015 viveu a experiência do noviciado em Barbacena (MG) quando emitiu seus primeiros votos temporários. Fez os votos perpétuos em 27 de janeiro de 2022, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Cuiabá (MT)
O Diaconato
A função do diácono, seja temporário ou permanente, é servir à comunidade cristã em vários ministérios. Tradicionalmente, os diáconos têm três funções principais conhecidas como os “três ministérios”: a diaconia da palavra, a diaconia da liturgia e a diaconia da caridade.
Diaconia da Palavra: O diácono proclama o Evangelho e pode pregar em homilias durante a missa. Ele também pode estar envolvido em atividades de catequese e educação religiosa.
Diaconia da Liturgia: O diácono ajuda na celebração da Eucaristia, distribuindo a comunhão, assistindo ao sacerdote e realizando outras funções litúrgicas. Ele pode também presidir a celebração de batismos e casamentos.
Diaconia da Caridade: O diácono presta um serviço de amor e solidariedade para com os mais necessitados e marginalizados. É um chamado para colocar em prática o mandamento do amor ao próximo e para testemunhar a presença de Cristo no mundo, especialmente junto aos pobres, doentes, órfãos, viúvas e todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. O diácono temporário, por ser alguém que está em formação para o sacerdócio, pode realizar essas funções como parte de sua preparação para o sacerdócio. Após um período de serviço como diácono temporário, se o candidato decidir continuar com a ordenação sacerdotal, ele pode prosseguir com essa etapa. Caso contrário, ele permanecerá como diácono temporário, servindo a Igreja nessa capacidade específica. A ordenação diaconal temporária é uma etapa importante no caminho para o sacerdócio na tradição católica.