O salesiano Padre Firmo Pinto Duarte Filho teve o nome adotado para um título honorífico no município de Cuiabá. O projeto de resolução 18/2023, apresentado pelo vereador Rodrigo de Arruda e Sá, propõe a instituição do Título Honorífico Comenda Padre Firmo.
A condecoração é destinada a homenagear personalidades do município por relevantes feitos religiosos, sociais e educacionais, tendo como princípio a idoneidade moral dos serviços prestados.
Histórico:
Padre Firmo foi o pioneiro da famosa missa das quartas-feiras no ginásio do Colégio Salesiano São Gonçalo. Além disso sempre dedicado em sua caminhada pela fé, iniciou o evento “Vinde Vede”, durante o qual faleceu poucas horas após ter realizado uma pregação cheia de alegria para uma multidão fervorosa, debaixo de 40 graus, no último dia do retiro. Isso aconteceu no ano de 2005. Ele tinha 77 anos de idade.
Considerado como o maior encontro de orações da igreja Católica no Estado de Mato Grosso, o “Vinde Vede”, tradicionalmente realizado no período de Carnaval, já reuniu no estádio Governador José Fragelli, o Verdão, mais de 30 mil pessoas.
Natural de Cáceres (MT), filho caçula de Maria Dimpina, Padre Firmo herdou da mãe o gosto pela literatura e cultura mato-grossense. Enquanto morou em Cuiabá, sua infância e adolescência foi na região do Campo de Ourique, onde hoje está localizado o Centro Geodésico da América do Sul.
Ordenou-se sacerdote em 08 de dezembro de 1955, sendo o último padre ordenado por Dom Aquino Corrêa. Entre os anos de 1974 e 1983, foi diretor da Comunidade Salesiana em Barra do Garças. Neste período, implementou um projeto primado por uma nova e dinâmica pedagogia especialmente voltada para as comunidades indígenas missionadas em Sangradouro, Meruri e São Marcos.
Com o tempo, assumiu a direção espiritual do movimento católico intitulado “Renovação Carismática Católica”, junto à Arquidiocese de Cuiabá, assim como também dirigiu espiritualmente o movimento de “Cursilhos de Cristandade de Cuiabá” e atuou também como diretor da Missão Salesiana em Mato Grosso.
Padre Firmo foi empossado membro da Academia Mato-grossense de Letras (AML), em 08 de dezembro de 1997, e escreveu o livro “Mulher – a Intercessora”, dentre outros textos inéditos.