Início Publicações Conselheiros Nacionais da Pastoral Juvenil e AJS se reúnem em São Paulo

Conselheiros Nacionais da Pastoral Juvenil e AJS se reúnem em São Paulo

81
0

Os Conselheiros Nacionais da Pastoral Juvenil e Articulação Juvenil Salesiana (AJS) se reuniram dos dias 16 a 18 de setembro para um encontro de formação e reunião em que foi discutido a respeito dos próximos projetos voltados à Juventude Salesiana, tanto da congregação dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), quanto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). O encontro aconteceu na residência das FMA da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, participaram o Referente Inspetorial da AJS, Matheus Henrique Nunes e o Delegado Inspetorial para Pastoral Juvenil, Padre Wagner Luís Galvão.

Durante os dias de encontro, os conselheiros e referentes receberam formações com temas bíblicos e reflexões sobre a missão e presença em meio aos jovens a partir do Documento Final do Sínodo dos Bispos, publicado no ano de 2018: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

As reuniões tiveram como pauta os próximos passos da Pastoral Juvenil e AJS, como o planejamento dos encontros e atividades para o calendário 2023, abordando também a importância da estruturação dos conselhos regionais e locais nas inspetorias do Brasil. Neste sentido, também falaram sobre os planos de ação dos movimentos à luz de documentos como o Plano Trienal da Pastoral Juvenil do Brasil (2022-2025) elaborado pela CNBB no Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, realizado em junho deste ano, bem como os documentos das congregações salesianas: Princípios Norteadores da Juventude Salesiana e os Capítulos Gerais dos SDB e das FMA.

Nos projetos a serem executados, também falaram sobre o planejamento para a celebração dos 25 anos da AJS no Brasil.

Matheus Nunes, Referente Inspetorial da AJS em Campo Grande, conta que o encontro com os demais conselheiros possibilitou conhecer as diferentes realidades, algo importante para o trabalho que realiza localmente. “Me reunir com os outros conselheiros foi muito bom. Primeiro porque cada um tem sua cultura e sua realidade, isso possibilita uma troca de experiências muito bacana e importante para planejarmos o nosso trabalho. Outro ponto importante foi o convívio entre o grupo do Conselho Nacional. Pudemos nos conhecer, ter momentos de descontração, de alegria, próprios da identidade salesiana, algo importante para nós trazermos para as nossas realidades locais. Com essa troca de vozes, pude perceber que a AJS em nossa Inspetoria está no caminho certo e isso me deixou muito feliz”, disse.

“Nós somos o sonho de Dom Bosco concretizado hoje, então nós somos convidados a, desde já, nos prepararmos para celebrar os 25 anos da AJS, reafirmando o que é a AJS, retomando a nossa história e nos alegrando com esta grande obra de Dom Bosco”, declara.

Gabriela Vilela

Assistente de Comunicação – MSMT