“Compre do Vizinho CG” é o nome da campanha criada pelo Laboratório de Extensão Agência Mais Comunicação da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande. A ação nasceu no mês de março, início da pandemia do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul, quando acadêmicos-extensionistas e professores do curso de Publicidade e Propaganda perceberam que, além da manutenção à saúde humana, precisavam pensar em uma estratégia de cuidado à saúde empresarial do pequeno empreendedor. Afinal, os pequenos negócios seriam um dos segmentos que mais sofreria com o momento de isolamento.
A partir desta ideia, os envolvidos perceberam a oportunidade: divulgar para a população as opções de comércios próximos a suas moradias, pois, se precisarem sair para comprar algo que seja do vizinho. “Assim, ao mesmo tempo que ficam menos expostos ao vírus, colaboram com a economia local”, destaca o coordenador do laboratório Prof. Me Thiago Muller.
Em pouco mais de quatro meses de ação, a iniciativa já tem uma demanda que ultrapassa cem empresas na Capital do Estado, de forma totalmente gratuita. Os estudantes da Agência Mais Comunicação – esta que também se apresenta como espaço pedagógico do curso – conversam com o cliente e descobrem quais são as maiores necessidades dele, tudo com orientação dos professores supervisores especialistas da área. Após isso, os futuros profissionais fazem o trabalho de divulgação, que pode ser desde a criação de uma marca até um atendimento com dicas de apresentação de produto/serviço. O objetivo é conseguir divulgar o trabalho dessas empresas neste momento, segundo coordenador do curso Elton Tamiozzo. “O nosso papel é anunciar e levar o cliente até a empresa”, explicou o professor Mestre.
A Gourmeteria Criativa é uma das empresas atendidas na campanha. No início da pandemia, as sócias Ana Carla Castello e Regina Pereira tiveram que mudar completamente a forma de trabalho, já que se apresentavam em feiras e outros eventos abertos, que foram alguns até mesmo suspensos, desde o início desse cenário. As empresárias tiveram que recriar a empresa com comidas congeladas, feitas sob encomenda. Há quase dois meses, elas começaram a participar da ação e, segundo Ana Carla, o número de seguidores nas redes sociais aumentou. A empresária acredita que com o tempo a divulgação deve ajudar nos negócios. “As pessoas passaram a conhecer a gourmeteria e pesquisar. Não necessariamente viraram negócios ainda, mas a tendência é caminhar para isso”, destacou Ana Carla.
O projeto, além de incentivar os pequenos negócios, também é uma oportunidade para os acadêmicos estarem em contato com as práticas do mercado de trabalho. Estudante do sexto semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Gabriel Mello, participa da campanha. Para ele, o “Compre do Vizinho CG”, além de dar esse apoio aos pequenos e micro empresários, também é uma grande experiência. “A gente vê que está fazendo algo bom para as pessoas”, contou o acadêmico.
Atualmente no Instagram, a página do “Compre do Vizinho CG” já passou dos 500 seguidores e cresce a cada dia – tudo isso, graças à adesão e parceria dos veículos locais que colaboram na divulgação da iniciativa. A ação tem reforçado a importância da ligação entre universidade e comunidade, levando os alunos e professores a colocarem em ação o que é discutido em sala de aula. Mostrando assim o grande papel que as instituições de ensino têm na sociedade de um modo geral.
Inara Silva & Ingrid Rocha