UCDB
Av. Tamandaré, 6000 – Jardim Seminário
Cep:79117-900 – Campo Grande/MS
Tel: (67) 3312.3300/ (67) 3312.3800
Site: www.ucdb.br
História
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, foi fundada a partir da Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras (FADAFI) em 1961. A instituição iniciou nas dependências do Colégio Dom Bosco, sendo a primeira instituição de ensino superior particular do Estado de Mato Grosso. Os cursos iniciais foram Pedagogia e Letras, com início das aulas em 1962.
Início em Goiás
Os salesianos estiveram presentes em Goiânia (GO), que na época pertencia à Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), com o “Ateneu D. Bosco”. Durante esse período, o diretor do Colégio São Gonçalo, Pe. Manoel de Oliveira, que foi arcebispo de Goiânia entre 1906 e 1912, e os Salesianos buscaram fundar uma universidade católica na cidade.
Assim, os primeiros cursos da Universidade Católica de Goiânia tiveram origem nesse período, entre 1945 e 1955, em comum acordo com os Salesianos de Mato Grosso que então dirigiram o Ateneu. As primeiras faculdades surgiram no final desse período.
Entretanto, os Salesianos que estavam lá tiveram que deixar o Ateneu e se mudaram para Campo Grande, após a transferência de Goiás para Inspetoria de Belo Horizonte (BHH). Com eles, veio o anseio de continuar o projeto da Faculdade.
A ideia ficou parada por mais de onze anos. Somente em 1961 foi possível realizar o projeto de abertura do Ensino Superior em Campo Grande. O pioneiro das obras universitárias na cidade foi o Pe. Félix Zavattaro, diretor de época do Colégio Salesiano Dom Henrique, em Lins (SP).
Em 1958, o Pe. Ângelo Venturelli, retomando em mãos o projeto da Faculdade de Filosofia, solicita a presença do Pe. Félix, e Sua Excelência Reverendíssima Dom Antônio Barbosa, que havia se interessado pela causa.
Os três se encontraram no Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, e deram entrada a um novo processo de autorização e funcionamento. Em 1961, a pedido do Inspetor Pe. João Greiner, o Pe. Félix assumiu novamente a direção do Colégio Dom Bosco com o objetivo de terminar a construção do prédio e orientar a criação da Faculdade de Filosofia.
Nesse trabalho, foi coadjuvado pelo Pe. Ângelo Venturelli, que ficou responsável pela parte burocrática e social, enquanto o Pe. Félix se preocupou em preparar o regime interno. Naquele mesmo ano, foi aberta a Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras (FADAFI).
Atualmente, Pe. Félix Zavattaro é homenageado através do nome da Biblioteca presente dentro do Campos da UCDB.
Crescimento da Faculdade
A necessidade da criação de outras faculdades ocorreu em seguida e, em 1965, foi criada a Faculdade de Direito (FADIR). Sucessivamente surgiu a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis de Administração (FACECA), em 1970, e a Faculdade de Serviço Social (FASSO), em 1972. Na FADAFI vários cursos foram sendo criados, como, História, Geografia, Ciências (Biologia e Matemática), Filosofia, Psicologia, e Graduação de Professores, constituindo uma instituição de educação superior bem consolidada.
Em 1976, as faculdades foram unificadas sob o nome Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), conforme aprovado pelo Conselho Federal de Educação.
O caminho para o credenciamento da UCDB envolveu uma série de passos importantes, incluindo o desenvolvimento da infraestrutura e a conformidade com os critérios acadêmicos e administrativos do MEC.
Em 1991, a Comissão Nacional de Educação (CNE), liderada pelo conselheiro Ernani Bayer, foi designada para supervisionar o processo, garantindo que a FUCMT estivesse preparada para se tornar uma Universidade.
Diversas reuniões e decisões estratégicas foram realizadas nesse período. Em 3 de abril de 1991, o Conselho Inspetorial aprovou um documento que detalhava o plano de instalação da universidade. A escolha do terreno para o campus e a permuta com a Diocese de Campo Grande, envolvendo a Igreja de São José, foram questões fundamentais para garantir a área onde uma universidade seria construída.
Em paralelo, foram iniciados os trabalhos de construção dos blocos iniciais, incluindo o terminal rodoviário que ligaria o campus aos demais blocos planejados.
A construção e o desenvolvimento das instalações, como o Bloco A, o Bloco C e os laboratórios de informática, foram aprovados e supervisionados pelas autoridades salesianas e acadêmicas. A infraestrutura e o planejamento curricular estavam de acordo com os padrões exigidos pelo MEC, e o regimento da universidade foi finalizado até o final de 1991, consolidando uma base para o reconhecimento oficial.
No dia 27 de outubro de 1993, pela Portaria nº 1.547, do MEC, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT) transformaram-se na atual Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
A etapa seguinte caracterizou-se por novas posturas, pois, se antes o ensino era condizente, de agora em diante haveria de se consolidar uma nova terminologia e dinamizar as atividades de extensão e pesquisa.
Então, procurou-se desenvolver os cursos de Pós-Graduação lato sensu e a projetar cursos de Mestrado e Doutorado stricto sensu. Em 1994, iniciou-se o Mestrado em Educação; mais tarde outros também tiveram início, em Desenvolvimento Local, em Psicologia e Biotecnologia.
Anos mais tarde, vendo consolidados os programas de mestrados, iniciaram-se os doutorados nessas áreas, em especial em Educação, em Desenvolvimento Local e Psicologia. Em 2001, houve a criação do primeiro campus fora da sede da UCDB, em S. Gabriel do Oeste, cidade distante da sede 137 Km, com dois cursos: Direito e Administração de Cooperativas e Empresas Rurais. Essa presença esteve em atividade até o ano de 2008, quando foram encerradas as atividades da UCDB naquela cidade.