O programa é realizado em consonância com a pedagogia salesiana de formação integral
Uma parceria entre o UniSALESIANO, Prefeitura de Araçatuba, Governo de São Paulo e FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem) vai possibilitar a realização de mamografias gratuitas para mulheres acima de 35 anos por meio do programa “Mulheres de Peito”.
A carreta-móvel do programa ficará estacionada na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), do UniSALESIANO – localizada na rua Joaquim Nabuco, 155, no Centro de Araçatuba – entre os dias 8 e 19 de fevereiro. Para realizar o exame, mulheres de 35 a 49 anos, e acima de 70 anos, precisam levar pedido médico, RG e cartão SUS; mulheres de 50 a 69 anos, somente RG e cartão SUS. Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados). Haverá distribuição de senhas no período da manhã. Ao total, serão feitos 50 exames diariamente e, aos sábados, 25 exames.
LAUDOS — As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até dois dias após a realização do exame. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente. “São ações que condizem com os valores salesianos. Promover melhorias e bem-estar à sociedade são objetivos das instituições envolvidas. Dessa forma, abrimos os portões da UNA para que o trabalho seja realizado com sucesso”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas.
O Diretor do UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, ressaltou que o programa, em parceria com as instituições participantes de sua promoção, é realizado em consonância com a pedagogia salesiana de formação integral. Isso significa formar e cuidar das pessoas em todas as suas dimensões. “Ou seja, a dimensão corporal, pois o corpo humano é feito à imagem e semelhança de Deus, e repleto do Espírito Santo”, concluiu.
Monique Bueno
Jornalista