No ciclo 2023/2024, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e Pibic Jr. da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) atingiu o maior número de bolsas desde a sua criação. Atualmente, são mais de 220 acadêmicos bolsistas em todas as áreas do conhecimento que são primordiais para a continuidade das centenas de pesquisas desenvolvidas na UCDB.
Na última sexta-feira (27/10), o Pibic realizou o XXVII Encontro de Iniciação Científica, com a presença do Reitor do UCDB, Pe. José Marinoni, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e da coordenadora do Pibic/UCDB, Dra. Carina Elisei. “Quando o programa foi criado, iniciamos com dez bolsas. Elas foram muito importantes, à época, para o fortalecimento da área da pesquisa. Neste ano, com o fomento da Fundect, comemoramos um salto quantitativo do número de acadêmicos envolvidos com pesquisa e tudo isso se refletirá certamente na qualidade das nossas publicações”, enfatizou Cristiano.
As bolsas são concedidas por convênios com Fundect, CNPq e de recursos próprios da UCDB.
A palestra de abertura foi com Betina Stfanello Lima e com Nalvo Franco de Almeida Jr., diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), que abordaram o tema “Ações das agências de fomento sobre os programas acadêmicos”.
No período da tarde, o pesquisador Ivo Leite Filho falou sobre “A importância da iniciação científica Jr.”. De manhã e à tarde, os acadêmicos participantes apresentaram suas pesquisas no mezanino do Pátio UCDB.
Com informações: Assessoria UCDB