A capela do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Campo Grande, teve um final de semana intenso de celebrações dos sacramentos para jovens. Quase 200 jovens e adultos, entre alunos do Colégio e paroquianos da Paróquia São João Bosco receberam os sacramentos da iniciação cristã em duas celebrações que lotaram a capela.
Celebração da Primeira Eucaristia
Na sexta-feira (15/11), dia de feriado nacional da Proclamação da República, 86 catequizandos, entre crianças, jovens e adultos receberam a Primeira Eucaristia em uma celebração intensa e fervorosa, que começou às 19h e terminou quase às 21h. O diretor da comunidade salesiana e do colégio Dom Bosco, P. Wagner Galvão, presidiu a Santa Missa. Na homilia, P. Wagner destacou o compromisso de viver por Jesus Cristo em todos os momentos da existência, com amor e fé. Ao final, ele agradeceu aos 9 catequistas que trabalharam na preparação das crianças, dos jovens e dos adultos para que pudessem receber conscientemente o sacramento da Eucaristia.
Arcebispo emérito preside celebração para Sacramento da Crisma
Já no sábado, a capela ficou pequena para acolher os 64 jovens e adultos com suas famílias na celebração em que receberam o Sacramento da Confirmação (Crisma). A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo emérito de Campo Grande, Dom Vitório Pavanello e teve o diretor do colégio Dom Bosco, P. Wagner Galvão, e o reitor da UCDB, P. José Marinoni, concelebrando. Na homilia, Dom Vitório destacou que o sacramento da Crisma é uma adesão completa e consciente à vontade de Deus à vida do cristão. “Agora, vocês devem estar prontos para fazer aquilo que Deus quiser que vocês façam! Se Ele chamar para a vida religiosa e sacerdotal, saibam dizer como Nossa Senhora: ‘Faça-se a sua vontade!’ e sejam generosos para com Jesus que se entregou totalmente por amor de cada um de nós!”, declarou.
Bênçãos especiais
Ao final, Dom Vitório deu uma bênção especial aos 10 catequistas que trabalharam na preparação dos jovens e adultos para receberem o sacramento. Também convidou todos os presentes a saudarem o P. Wagner, que faz aniversário nesta segunda-feira (18/11). Conclamou a todos ainda que coloquem em prática aquilo que professam na fé, lembrando que neste domingo (17/11) a Igreja Católica lembra como o “Dia mundial dos Pobres”, em quem Jesus Cristo se faz presente, conforme Ele afirmou: “tudo o que fizerem ao menor dos meus irmãos, é a mim que estarão fazendo”.
Alertados para maturidade na fé
Como mensagem de encerramento, a coordenadora da catequese, Srª Alessandra Torraca lembrou aos novos ‘crismados’ que agora todos são adultos na fé, com as responsabilidades de praticar diariamente aquilo que na celebração professaram e receberam como ‘Dom do Espírito Santo’.