Na última terça-feira (21/05) a novena em honra a Nossa Senhora Auxiliadora teve a participação dos ex-alunos do Colégio São Gonçalo. A Santa Missa celebrada no Santuário Salesiano teve toda a sua organização feita pelo grupo JEX – Jovens Ex-alunos do Colégio Salesiano São Gonçalo.
A celebração a presidência do coordenador para o setor de ex-alunos da Inspetoria de Campo Grande, P. Slawomir (Waldomiro) Bronakowski. Durante a missa, o celebrante destacou o papel contínuo da formação salesiana na vida desses jovens, evidenciando a importância da filosofia educativa de Dom Bosco. A comunidade inteira, composta por antigos e atuais membros da família salesiana, marcou presença, demonstrando a união e a força dessa tradição.
O evento também serviu como oportunidade para discutir a participação dos jovens na família salesiana, frequentemente focada nos adultos. P. Slawomir lembrou a importância de incluir nos projetos da família salesiana também os recém-formados do ensino médio, que, apesar de estarem na fase inicial de suas trajetórias acadêmicas, continuam a carregar o carisma salesiano baseado na “amorevollezza” – a bondade e o amor.
A missa também foi um momento de animação e incentivo. O grupo JEX, formado de ex-alunos, conta com 146 membros e bastante ativo nas redes sociais, foi mencionado como exemplo de perseverança e união. Este grupo se mantém conectado através do WhatsApp e outras plataformas digitais, promovendo a continuidade dos valores salesianos.
O evento foi conduzido por membros da comunidade salesiana, incluindo a conselheira inspetorial dos Ex-Alunos, Katia, que desempenha um papel fundamental na animação e coordenação dos jovens. Ela, juntamente com outros líderes, garantiu que o espírito mariano e salesiano permaneça vivo entre os participantes.
A celebração foi também uma preparação para o Dia Mundial do Ex-Aluno de Dom Bosco, comemorado em 20 de junho. Esta data celebra o primeiro grupo de ex-alunos que visitou Dom Bosco em 24 de junho de 1870, expressando sua gratidão pela educação recebida no Oratório São Francisco de Sales, em Turim.
O encontro em Cuiabá foi marcado por entusiasmo e esperança, com promessas de retornos futuros para continuar a animação e o fortalecimento dos laços salesianos.