A situação de calamidade no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas dos últimos dias já registra 66 mortes confirmadas em todo o Estado.
De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, o Corpo de Bombeiros (CBM/RS), Exército Brasileiro e voluntários realizaram de mais de 4 mil resgates entre a sexta-feira (03/05) e este domingo (05/05). O órgão recebeu 1,6 mil ocorrências no período.
Prefeitura, Sindilojas Porto Alegre, CDL Porto Alegre, ACPA, Sindha e Sindec sugerem que os estabelecimentos comerciais permaneçam fechados até a terça-feira, 7, nos bairros afetados pela enchente. A Guarda Municipal faz rondas de barco no Centro Histórico e 4º Distrito.
Entre as vítimas das enchentes estão diversos colaboradores de três Obras Salesianas da capital gaúcha. De acordo com o inspetor de Porto Alegre, P. Ademir Ricardo Cwendrych, cerca de 17 famílias de professores e demais funcionários colaboradores da Casa inspetorial, do Colégio Dom Bosco e da Obra Social em Viamão tiveram perdas totais e ou parciais. “Estamos colocando as nossas estruturas e condições para o cuidado com os que estão passando estas dificuldades”, declarou o inspetor.
Por isso, a Inspetoria Salesiana São Pio X emitiu um pedido de ajuda a todos da família salesiana em todo o Brasil. “Repassem, por favor, aos Salesianos e amigos de Dom Bosco neste nosso Brasil para que possamos fazer o bem, assim que as condições permitam!”, pediu P. Ademir.
Ainda de acordo com o inspetor, os salesianos estão bem e seguros. A preocupação agora é com os colaboradores, com os alunos e demais destinatários das obras salesianas que estão sofrendo com a tragédia climática. “A situação se torna mais grave a cada dia. Ainda que hoje o sol brilhou um pouco aqui no RS, o sentimento e o clima são pesados e preocupantes. Até ontem, nossa situação era mais tranquila. Com a chegada das águas no Guaíba e o altíssimo nível, as áreas tomadas pelas águas foram além das expectativas”, declarou.
Para quem quiser fazer doação em dinheiro é disponibilizada a seguinte conta bancária:
Banco Banrisul
Agência 0834
Conta Corrente 06102966.0-6
Chave PIX CNPJ: 92.679.935/0001-64
Solidariedade – O Centro Social Padre Pedro Leonardi, localizado no bairro Restinga, está recebendo doações de toalhas, materiais de higiene e limpeza para melhor atender as famílias desabrigadas da região. Famílias indígenas já foram acolhidas no salão paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga.
Em Canoas, a paróquia Nossa Senhora das Graças está arrecadando os seguintes itens para doação:
– Alimentos não perecíveis;
– Alimentos para lanches, como pães e frios;
– Leite;
– Água potável;
– Produtos de higiene pessoal;
– Itens de limpeza;
– Roupas de cama.
Mais informações no link: https://www.arquipoa.com/…/paroquias-e-entidades-da…
Rezemos pelo Rio Grande do Sul!