Início Ação Social Inspetoria Salesiana de Campo Grande recebe jovens voluntários da Itália

Inspetoria Salesiana de Campo Grande recebe jovens voluntários da Itália

338
0
P. Ricardo Carlos, ladeado pelos padres Ademir e Aldir, juntamente com os jovens voluntários
Dentro do ônibus a caminho da Cidade Dom Bosco.

A Inspetoria Salesiana de Campo Grande – BCG está em festa com a chegada de um grupo de jovens voluntários da Inspetoria Salesiana da Itália – Nordeste “San Marco” (INE), que tem suas raízes na Inspetoria Veneziana de São Marcos, fundada em 1895. A acolhida ficou por conta dos padres da sede inspetorial, P. Ricardo Carlos (Inspetor), P. Ademir Lima de Oliveira (Vice-Inspetor) e P. Aldir da Silva (Delegado da Pastoral Juvenil e Animação Missionária e Vocacional).

O grupo veio acompanhado pelo tirocinante da inspetoria italiana, Rubin Elia, e seguirá para Corumbá, onde ficará por três semanas realizando um trabalho voluntário na obra social da Cidade Dom Bosco, juntamente com o P. Jair Marques de Araújo, SDB. A missão do grupo é clara: levar conhecimento e alegria, inspirados pelo espírito de São João Bosco.

Grupo dos voluntários italianos juntamente com o Ir. Gabriel Brolio durante embarque à Corumbá (MS).

Entre os voluntários está o professor de matemática Simone David Biot, que expressou seu sentimento ao afirmar que “é um sentimento inspirado em São João Bosco, levar um pouco de conhecimento e alegria”. O grupo, composto por 10 jovens com idades entre 18 e 50 anos, inclui tanto voluntários experientes em obras sociais da inspetoria italiana quanto professores dedicados.

Essa troca de experiências e culturas promete trazer grandes benefícios para a comunidade de Corumbá, reforçando os laços de solidariedade e cooperação internacional promovidos pela família salesiana.

Salesianos Dom Bosco Itália – Nordeste

A Inspetoria Salesiana da Itália – Nordeste “San Marco” (INE) tem sede em Veneza-Mestre. Estende-se pelas regiões de Friuli Venezia Giulia, Veneto e Trentino Alto Adige. Está também presente com duas casas na Roménia e uma na Moldávia.

As atividades desenvolvidas nas mais de trinta casas salesianas da Inspetoria Salesiana são numerosas e todas contribuem para o apoio, a formação e o cuidado das crianças e dos jovens. Existem: Oratórios e Centros Juvenis, Paróquias, Escolas e Centros de Formação Profissional, Internatos para estudantes do ensino secundário, Ensino Superior (IUS), Colégios Universitários, Associações e Comunidades do Terceiro Setor para menores e menores estrangeiros não acompanhados. Tudo isto é organizado graças ao empenho dos Salesianos e dos seus colaboradores leigos com o objetivo de seguir o sistema preventivo de São João Bosco, adaptando-o aos tempos e às circunstâncias em constante evolução, nas diferentes realidades. Além disso, algumas estruturas foram adaptadas para acomodar hóspedes em zonas climáticas litorâneas e montanhosas.