O grupo da Operação Mato Grosso, em parceria com a Promotoria de Justiça de Campinápolis (MT), visitou aldeias da região, incluindo Lima Verde, Baixão do Leste e São Mateus, para monitorar ações de melhoria nas comunidades indígenas, nesta segunda-feira (07/10).
Entre as atividades realizadas nessas comunidades, destaca-se a fiscalização da canalização de 1.200 metros de valetas e encanamentos para levar água da aldeia Baixão do Leste até a Lima Verde, entregue pela Missão Salesiana neste ano. A realiação da obra contou com a ajuda de voluntários italianos.
Na aldeia São Mateus, o grupo identificou a necessidade de troca de uma bomba d’água queimada, o que deixou a comunidade sem abastecimento. A Promotoria de Justiça de Campinápolis atua em parceria com a Missão Salesiana para solucionar o problema, através de um projeto que visa a aquisição de novas bombas para garantir o fornecimento de água às aldeias xavante.
Outro ponto importante foi a mobilização do casal Juliana Ferraz e Ideylson dos Anjos, de Rondonópolis, que após participarem de ações em Lima Verde, organizaram uma campanha de doação de roupas e calçados para a aldeia. Eles arrecadaram os itens através de redes de amigos e familiares, e realizaram a entrega pessoalmente.
O Diácono Salesiano José Alves, que acompanhou todas as atividades, destaca a boa vontade das pessoas em colaborar nessa ação. “É motivo de alegria ter pessoas engajadas na causa indígena e de gratidão a Deus quando se tem pessoas de coração e mente abertas em favor dos que mais precisa”.