O papel de Maria na história da salvação e todos os privilégios que Deus lhe concedeu estão coligados ao mistério de sua maternidade: Mãe do Redentor e Mãe de todos os redimidos. Paulo VI proclamou-a solenemente “Maria Mãe da Igreja”. Justamente porque Mãe, ela é também Auxiliadora da Igreja, dos Pastores e de todos os cristãos; a Igreja, por isso, a invoca “com os títulos de Advogada, Auxiliadora, Perpétuo Socorro, Medianeira” (LG 62).
Maria suscitou D. Bosco como apóstolo do titulo de Auxiliadora, o qual disse aos seus filhos: “N. Senhora quer que a honremos com o titulo de Maria Auxiliadora” (MB 7, 339). Em atitude de escuta e de oração, queremos crescer na consciência desta prerrogativa da Virgem, para entregar-nos com maior confiança ao seu materno auxílio.
– Vinde, ó Deus em meu auxílio,
– Socorrei-me sem demora.
– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
– Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Vinde, Santo Espírito, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que por este mesmo Espírito saibamos praticar o bem e gozemos sempre de sua consolação. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
Aconselhada por São João Bosco para obter graças e favores
- Rezar por nove dias seguidos: Três Pai-Nossos, Ave-Marias e Glórias ao Santíssimo Sacramento com a prece: Graças e louvores se deem a todo o momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento; e em seguida, três Salve-Rainhas a Maria Santíssima Auxiliadora, com a invocação: Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.
- Receber, durante a novena, os Santos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia.
- Fazer uma oferta, segundo as próprias possibilidades para a educação cristã dos meninos pobres.
- Ter muita fé em Jesus, presente na Eucaristia, e em Maria Auxiliadora.
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS:
Ó Virgem Santíssima, poderoso auxílio dos Cristãos que recorrem confiados ao trono da vossa misericórdia, ouvi as preces deste pobre pecador, que implora o vosso socorro, para poder fugir sempre do pecado e das ocasiões de pecar. Eis a primeira graça que desejo receber nesta novena. Assim seja.
Pai Nosso… Ave Maria… Glória… SALVE RAINHA
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA AUXILIADORA (COMPOSTA POR SÃO JOÃO BOSCO)
Ó Maria, Virgem poderosa,
Tu, grande e ilustre defensora da Igreja.
Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos,
Tu, terrível como exército ordenado em batalha.
Tu, que, só, destruíste toda heresia em todo o mundo:
nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições,
defende-nos do inimigo;
e, na hora da morte,
acolhe a nossa alma no Paraíso. Amém.