As turmas da educação infantil e os 1°s anos das séries iniciais do Colégio Salesiano São Gonçalo em Cuiabá foram envolvidas em um programa que utiliza abordagens criativas e imersivas para familiarizar as crianças com as complexidades do trânsito e seu papel na sociedade. A iniciativa, idealizada pela professora Waldelucy de Figueiredo Arce, culminou em um circuito interativo. “A proposta visa não apenas informar, mas também inspirar as futuras gerações a serem agentes de mudança nas vias urbanas, promovendo um trânsito mais seguro e colaborativo”, explicou a professora.
“Na fase inicial de nossa jornada como membros da sociedade, a infância, as bases são lançadas para compreendermos nosso papel e responsabilidades. Com essa visão em mente, o nosso colégio tomou a iniciativa de introduzir conceitos essenciais sobre o trânsito nas mentes jovens das turmas da educação infantil e dos 1°s anos das séries iniciais. A meta? Desenvolver um entendimento sólido sobre como a sociedade se comporta no ambiente viário”, detalhou a coordenadora das séries iniciais, Marlene Abdo.
A sensibilização das crianças começou de forma envolvente e lúdica, empregando recursos como teatro, música, rodas de conversa e histórias. Esse método visava não apenas informar, mas também engajar os pequenos cidadãos nas nuances do trânsito e em como cada um deles pode desempenhar um papel significativo na comunidade.
A culminância desse projeto educativo foi um circuito interativo montado na quadra coberta da escola, onde os alunos foram colocados no papel de condutores. Nesse ambiente simulado, eles puderam vivenciar na prática algumas das leis de trânsito que governam nossa sociedade. Foi uma oportunidade valiosa para eles aplicarem os conceitos aprendidos e compreenderem a importância de seguir as normas para garantir a segurança de todos.
De acordo com a orientadora Christine Auxiliadora Leite Ourives, um dos principais objetivos desse projeto é que o aprendizado das crianças sobre o trânsito seja uma semente que se espalhe para suas famílias. “Esperamos que, por meio dos alunos, essas lições alcancem também os lares, onde as famílias podem contribuir na construção de valores como o companheirismo, cooperação, tolerância e conscientização sobre a importância de um comportamento responsável no trânsito”, afirmou.
“Nossas crianças são o futuro da sociedade, e capacitá-las desde cedo a serem cidadãos conscientes e responsáveis é um investimento no progresso e na segurança de nossa cidade. Através da educação no trânsito, estamos construindo um alicerce sólido para um futuro mais seguro e harmonioso para todos”, finalizou a orientadora pedagógica.